sexta-feira, 25 de julho de 2008

10 REGRAS PARA COMPRAR JÓIAS com Carla Amorim

Carla Amorim, designer de jóias: a marca faz 15 anos e comemora com uma loja e-nor-me na Oscar Freire, aberta a partir do dia 5 de agosto

Uma das vantagens de ser do século 21 é que o conceito de jóia mudou muito - a gente pode usar muito mais estilos e pagar menos por isso. Em meados do século 20, gente como Hans Stern e Jules Sauer subverteram as regras desse jogo ao defenderem que as pedras brasileiras não tinham nada de semi-precioso - isso era pura defesa de mercado para as ditas "preciosas" rubi, safira, esmeralda, diamante. Então, ótimo, o mundo ficou mais precioso e mais colorido com ametistas, quartzos, citrinos, peridotos e tal.

Depois, veio uma revolução no design - menos ostentação, mais criatividade.

Carla Amorim, moça toda-fofa de Brasília, faz parte dessa leva contemporânea que investe em design - suas peças são tomadas por Oscar Niemeyer, o arquiteto da cidade onde ela nasceu e mora, e pelas formas da natureza -, tornando ouro e pedras uma desculpa brilhante para dar forma a um bom desenho. As peças são leves, não no peso literal, mas no espírito. É coisa de mulher dos novos tempos, que usa jóia para dar uma dose extra de felicidade um dia depois do outro.

Agora essa revolução é levada ao extremo, com jóias surrealistas, à moda das bijoux de Elsa Schiaparelli, feitas por Delfina Delettrez Fendi, quarta geração do duplo F, e por jóias-brinquedo de Victoire de Castellane para Dior.

Enfim, mudaram os tempos, mudaram as jóias, mas certas coisas permanecem na hora de comprar a sua. Como acertar na compra? Carla Amorim empresta um pouco dos 15 anos de sabedoria para nos guiar pelo caminho da boas pedras:


1- Escolher uma marca que tenha credibilidade.

2- Escolher um designer, cujas jóias, em geral, combinem com você.

3- Se identificar com a jóia.

4- Definir se naquele momento está em busca de jóias para festas ou de jóias para o dia-a-dia.

5- No caso de escolher só uma peca, decidir qual parte do corpo deseja realçar. Se for o rosto, escolher brincos; se as mãos, anéis; e assim por diante.

6- Ver se deseja uma jóia neutra que combine com tudo ou se prefere uma que possa ser específica para alguns momentos e/ou trajes.

7- Evite comprar uma jóia sem experimentá-la.

8- Veja se a jóia combina com seus traços, tamanho, tom de pele e estilo.

9- Lembre-se que o que fica lindo em uma pessoa não necessariamente ficará lindo em você.

10- Resumindo: se a jóia te emociona e você se sente bem com ela, esta é a jóia que combina com você!

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá, me chamo Luiza e trabalho em uma agencia de estrategias em midias sociais.
Gostaria de conversar com você.
Por favor entre em contato comigo por e-mail. luizagomes17@gmail.com

Obrigada :)

Claudia Pimenta disse...

oi sissi! adoooro as jóias da carla - talvez por toda esta identificação que tenho com arte e arquitetura (tb já morei em brasília... e fiz um post sobre a cidade)... seus trabalhos são maravilhosos! bjs e apareça - estou com a "semana italiana" lá no blog... ciao!!!

Anônimo disse...

Ótimo post:-)

Vica disse...

Quem me dera ter grana pra jóias!

Unknown disse...

oi, vica, tem jóias bem acessíveis, por volta de 1000 reais, em parcelas. vc acha que eu devo fazer um post sobre isso? bjs, sissi

ps. me aguarde: agora que eu já estabeleci as regras básicas das roupas do ofício, vou começar a fazer os slideshows com os looks.

Marília disse...

fantásticas dicas da Carla, adorei!
Tenho paixão por jóias! Se quero alegrar meu dia abro o tiffanys.com!
hahaha
bjão!

Marília disse...

fantásticas dicas da Carla, adorei!
Tenho paixão por jóias! Se quero alegrar meu dia abro o tiffanys.com!
hahaha
bjão!

Anônimo disse...

dá para comprar jóias mesmo sem ganhar os tubos. a maioria das joalherias divide em dez vezes e, como eu costumo dizer, inclua nas contas do mês. é mais ou menos como pagar o inss da cozinheira ou o iptu. cai todo mês na sua conta e, quando você vê, acabou de pagar. mas a jóia está lá. é eterna. e sempre linda.

Anônimo disse...

QUERIDA AMIGA, GOSTARIA DE COMPRAR JOÍAS OURO E PRATA EM MÃOS DE REPRESENTANTES PARA REVENDAS, VOCE TEM COMO ME INDICAR REPRESENTANTES? PRETENDO JÓIAS COM PREÇOS ACESSIVEIS, FICAREI MUITO GRATA AMIGA SE VC ME INFORMAR...
wanieloy@uol.com.br
já fiz tanta pesquisa na net e nada encontro.
fico no aguardo e muito agradecida
Bjs amiga