terça-feira, 21 de abril de 2009

COMO SAIR ÀS RUAS COM ESTILO? preguiça de se vestir para um jantar

Sissi,

Tenho um jantar semiformal, que mistura amigos e ilustres desconhecidos. O jantar é num restaurante bacana e eu não estou com a menor vontade de me arrumar. Para falar a real, minha ideia é ir de jeans e camiseta. O que eu faço para dar um up no visual?

Juliana, por email

Donna Karan, verão 2009


Narciso Rodriguez, verão 2009


Thakoon, idem


Juliana, querida,

Preguiça é mesmo o mal da humanidade, não? Mas todas estamos sujeitas a sentir aquela leseira, como gostava de dizer o meu mineiro avô, na hora de se vestir. Então, pontos para você por admitir essa fraqueza.

Dito isso, há um zilhão de jeitos de se combater a pregui de se vestir sem sacrificar o estilo.

A opção número um é deslizar para dentro de um vestido. Não requer prática, habilidade nem tico-e-teco para montar um look. É uma história totalmente das calças, que exigem QF (quociente fashion) pura e simplesmente porque requerem uma parte de cima, que normalmente requer uma sobreposição para causar um efeito interessante, que exige um cuidado para não estragar a proporção, etc, etc, etc. Vestidos fazem parte da categoria 'põe-e-vai'.

Mas vestidos estão descartados, pelo jeito, porque provavelmente você já foi picada pelo mosquito da calça do inverno 2009. Buenos, então, às calças. Para ir de jeans e camiseta, prepare-se para um exercício de styling.

Check list: saltos? Sim. Paletó de smoking ou casaca (minha atual obsessão)? Sim. Bijoux de strass? Sim. Carteira de mão? Sim. Cabelos falsamente arrumados? Sim.

Aqui está a sua salvação: um coque bem sem-vergonha, fazendo puffs laterais à moda Belle Époque ou atrás mesmo. É o toque inesperado nessa produção quase roqueira (eu visualizo tudo preto e cinza, preto e branco, talvez um escarpim vermelho se você não quiser bijoux se empoleirando em você).

Como você vê, não há preguiça impune na moda. Um ou outro esforço você acaba fazendo. O jeito é mudar o chip e encarar o ato de se vestir como um exercício de criatividade. É o antídoto mais eficiente contra a leseira.

Bom jantar!

Beijo,
Sissi

Nenhum comentário: