quarta-feira, 10 de junho de 2009

Leiturinha do meio do feriado: Josephine Baker, Chiquita e os anos déco

Josephine Baker e Chiquita, sua 'gatinha' de estimação, anos 1930s. (foto: Philip Gatward)


O art déco é uma das expressões estéticas revisitadas hoje.

É bom ficar por dentro do repertório do movimento 1914/1939, aproximadamente (o inverno de Reinaldo Lourenço, por exemplo, é déco).

Então, conta a história da moda:

Diana Vreeland, a lendária editora da Harper's Bazaar e da Vogue US, guardou uma anedota deliciosa sobre Josephine Baker e a guepardo Chiquita. Num mês de julho muito quente, Vreeland foi ao cinema em Montmartre para ver L'Atlantique, um filme sobre soldados da Legião Estrangeira perdidos num oásis. Delirantes, os soldados sonharam acordados com uma certa Rainha do Continente Perdido, cercada por uma fonte de champanhe e guepardos.

Quando a sessão acabou e as luzes se acenderam, Vreeland ficou chocada e extasiada ao perceber que estava sentada ao lado de Chiquita. Josephine havia trazido a sua guepardo para assistir aos semelhantes na tela do cinema.

Do lado de fora, um Rolls Royce branco e prata esperava pelas duas.

Vreeland conta que o motorista abriu a porta, Josephine soltou a coleira de Chiquita e a guepardo se acomodou lânguida no banco. Vestida de Vionnet (em breve justiça será feita na história da moda com a exposição no Arts Décoratifs), Josephine entrou logo atrás.

E elas saíram na maior velocidade e estilo: juntas, o próprio zeigeist dos anos déco.

(fonte: V&A)

Um comentário:

Márcia Mesquita disse...

ameeeeeeeeei a história da josephine!!! sou apaixonada por art déco, queria muito que ares de anos 20/30 soprassem um pouco mais na moda né, mas parece que estão soprando mais forte hehehe

bjs