segunda-feira, 26 de maio de 2008

COMO SAIR ÀS RUAS COM ESTILO ombreiras


Carine Roitfeld, temporada verão 2008: paletó de ombros extradesenhados dá nova cara ao minimalismo.



Martin Margiela, verão 2007: junto com Ghesquière, ele começou a colocar os ombros de fora!

Sissi, desde que vi uma foto da Carine Roitfeld usando um blazer Martin Margiela, não consigo tirar da cabeça a idéia de usar ombreiras. Minhas amigas acham ridículo eu querer voltar a 1985, mas eu queria justamente usar sem parecer uma personagem do Dallas. Como eu faço? Juliana, por email

Internauta, querida,

Inflados por Martin Margiela e Nicolas Ghesquière para Balenciaga, os ombros estão em evidência desde o verão 2007. E a tendência é que cresçam e apareçam. Vai ficar difícil ignorá-los - eles estão abrindo espaço na multidão e o próximo passo é encontrar um lugar bem espaçoso no seu closet. A bem da verdade, não é exatamente que os ombros vão ficar gigantes - como se você vestisse um paletó e de repente se transformasse em A Coisa (sabe aquele super-herói medonho?). Mas a forma é a nova obsessão dos estilistas e redesenhar o seu corpo, dando a ele curvas (ou retas, no caso do paletó Margiela de Carine) que você não tem, faz parte da fórmula. Uma fórmula da qual os ombros não escapariam. Eles aparecem desde os mais pontiagudos até os bem arredondados, tipo armadura. É um ótimo disfarce para as mocinhas que não têm ombros ou têm corpo tipo pêra (fina em cima, bumbum uau!). Se você não faz parte dessa liga da justiça, procure outra fantasia de super-heroína.

O primeiro segredo para usar ombros desenhados é perder a vergonha: paciência que suas amigas e o mundo achem medonho. Encha o peito com sua coragem de heroína e embarque na silhueta. Ombros para nocautear os inimigos é que não vão faltar! Segunda 'questã': o look Dinasty, uia! Isso é fácil de driblar: é só evitar outros exageros, ensinam as passarelas - de Narciso Rodriguez, Proenza Schouler, Derek Lam... As novas ombreiras não servem para dizer que seu poder vem do dinheiro, da esbórnia dos super-power-yuppie-ativar-anos-1980. A idéia é dar uma estrutura arquitetônica às roupas e deixá-las modernas. Tirar o lado adocicado de outras estações, substituindo por uma mulher mais precisa e segura nas formas. E sem frufrus. Ou seja: o jeito de usar beira ao minimalismo.

Se a forma é forte assim, prefira peças de cores neutras. Preto, marinho, camelo, cinza - o oposto das cores exuberantes ou estampas geométricas dos anos 1980. Se os ombros crescem em paletós, tops ou casaquetos, a proposta é que você seque a parte debaixo do corpo com saias-lápis, skinny, calças afuniladas.

Atenção para o make e o cabelo: nada do look Chitãozinho ou das ondas Farah Fawcett nem de sombra+blush+batom vermelho (tudo-ao-mesmo-tempo-agora). Os cabelos são tipo sleek chic (lisos, soltos, naturais ou presos para deixar o rosto à mostra). E mais: se você quer chamar a atenção total para os ombros, que são mesmo a nova obsessão da moda, tose as madeixas em qualquer altura entre o queixo e o fim do pescoço. Bingo!

Ah, na maquiagem, escolha só um ponto de foco. Dá para usar vermelho, sim, já que o resto é neutro e ombros desenhados remetem ao mundo masculino - portanto, um toque óbvio de mulher-sexy só soma nessa equação. De resto, sapatos altos, sejam eles os abotinados do momento ou os spectators.

Mais cedo ou mais tarde suas amigas vão parar de torcer o nariz - mas, você, como uma dedicada seguidora da moda, já vai estar em outra. É isso, beijim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Siiiiii amore, td bem !?
Desculpa a demora, eu estava de férias mas agora ja voltei !!!
Nos vemos na ciccy !?!!!?!?!?

BEIJO BEIJO BEIJOOOOOOOOOOOOOO

e boa sortee

vodca barata disse...

gente!
mas dallas é lindo!