sexta-feira, 25 de julho de 2008

ROUPAS DO OFÍCIO suprimentos básicos

(para vica, again!)

A gente já deu uma geral no que NÃO fazer no quesito roupas. Agora, vamos ao que toda garota chic&esperta deve ter no armário.

É uma lista genérica - equivale a listar suprimentos básicos como caneta, lápis, papel, computador. É claro que você pode ter uma BIC ou uma Montblanc - e por aí afora, dependendo do seu bolso, do seu gosto e tal.

Para o guarda-roupa, idem. Você vai adaptar os itens de acordo com seu corpo, bolso, tom de pele. Mas a lista genérica é justamente genérica porque vale para todo mundo.

1. CALÇAS: ainda não superamos a idéia de que mulheres, para serem levadas a sério no ambiente de trabalho, precisam se vestir de homens. Então, calça é mesmo a peça número 1 desse guarda-roupa business woman. O bom de 2008 é que os estilistas, depois de muitas temporadas da 'ditadura' do vestido (só existiu uma ditadura boa na vida e foi essa dos últimos tempos em que os vestidos se impuseram no nosso closet), estão trabalhando muito para transformarem a calça numa peça possível de nos seduzir justamente para longe dos vestidos. Tem zilhões de modelagens, tecidos, proporções. Nem todas são bem-vindas no trabalho (volte aqui nas regras gerais para eliminar concorrentes fora do padrão aceitável). De alfaiataria, de cintura alta, pantalona. A forma é uma questão de gosto e de corpo. Tecido (bom), padronagem (séria), cor (discreta - pode até ser rosa framboesa, bem fechado, mas não dá para ser rosa-chilete).

2. PALETÓS: se tem calça, tem que ter paletó, certo? A modelagem depende da silhueta, mas aqui é bem fácil usar um paletó para deixar você moderna no ato! Basta escolher a modelagem do momento - desde que ela fique bem no seu corpo. De resto, quanto mais clássico, melhor (preto, branco, cinza, de risca-de-giz).

3. CAMISA BRANCA: santo curinga, batgirls! Com ela, o costume (calça + paletó) vira um trio imbatível. É preciso saber escolher - aguarde um post sobre o tema.

4. BLUSAS: as chamadas 'blouses', em inglês, são aqueles modelos secretária dos anos 1940s. Tem mangas mais fofas, gola-laço e estão entre clássicos que sempre voltam à moda. O bom é que elas funcionam off-duty também, em looks boho, ou deixando mais femininos looks rock-punk de tachas, perfecto e skinny. Obrigada, senhorita secretária!

5. SAIA-LÁPIS: elas estão tão de volta que é irritante (veja nesse report do rei Bill Cunningham, a melhor lente de Manhattan!). E cuidado: há saias-lápis e saias-lápis. Elas requerem um bom modelista para entrar no corpo pêra da brasileira. Não basta unir dois retângulos por costuras laterais e abrir uma fenda atrás. Então, tratem de experimentar muito até acharem a ideal.

6. VESTIDOS: os melhores são chemisier (com abotoamento na frente, como se fosse uma camisa), tubinho ou A. Longos exigem mais cuidado - é muito fácil pensar neles como um look boho _e hippies e escritório são coisa que não combinam, por razões sociais, desde os originais anos 1970s. Floridos também são mais complicados: liberty (microflorais românticos, campestres) ficam reservadas ao campo mesmo; flores gigantes, para um momento mais buquê da vida. É preciso escolher um floral quase que abstrato e em cores tipo 'menos'. Grafismos e xadrezes são as estampas mais pró-labore!

7. CARDIGÃ: casaquinhos inspiram o chic à la 1950s. E nos dias mais frios ficam ótimos sob os paletós.

8. SUÉTER: os de gola V são os mais democráticos. Suéteres substituem os paletós nas casual Fridays e ficam lindos combinados com as saias-lápis.

9. ESCARPINS: preto, nude, marrom. Mas não adianta vir com o modelo de dois anos atrás achando que escarpím é sinônimo de clássico. Clássicos também se atualizam (nesse caso, bico fino, bico boneca, salto grosso, fino, carretel, vírgula, blabla). Tem que olhar os desfiles para não pisar em falso.

10. BOLSA ESTRUTURADA: pode ser uma doctor´s, uma Birkin (ririri), enfim, num tamanho que não seja possível de carregar para a pista de dança. O bom é que a mensagem seja estou aqui a trabalho.

5 comentários:

Vica disse...

Esse aqui eu vou imprimir e levar na bolsa, da próxima vez que for comprar roupas!

Claudia Pimenta disse...

oi sissi! nossa, hoje vc está demais (risos)! post per-fei-to!! bjs!!!

fefe resende disse...

ADORO que "clássicos também se atualizam". super ótemo, vou adotar no meu discurso também! =)

Unknown disse...

fê-rez, já foi-se o tempo que escarpim era um termo definitivo, não? hoje é muito genérico. e, como diria o sábio zé simão, quem fica parado é poste - que, aliás, apesar de ser um clássico, também já não é mais o mesmo! bjs

Anônimo disse...

Sissi, seu roteiro é ótimo! Mas eu ainda aposto nas saias para o trabalho. Amo, aliás. E scarpin nude é tudo. Alonga as pernas que é uma beleza. beijos