quarta-feira, 6 de maio de 2009

10 MANDAMENTOS PARA COMPRAR VINTAGE por Abigail K. Rutherford, diretora de vintage couture e acessórios da Leslie Hindman Auctioneers

Abigail K. Rutherford no closet lotado de vintage, em Chicago: expert em tesouros escondidos nos rincões dos Estados Unidos. (foto: Nicole Radja, TimeOut)


Há algo de novo no ar. E não tem cheiro de mofo. Uma nova onda de interesse pelo vintage, com V maiúsculo, está extrapolando o tapete vermelho – culpe a crise, se quiser, e sua capacidade de nos fazer focar no que é bom, em oposição ao que é novidade.

Veja no fim desse post os sinais da preferência por algo excepcional, exclusivo, com valor de obra de arte. São os looks que apareceram na festa que está se tornando a maior passarela de Nova York: o baile anual do Metropolitan Museum, marco da abertura da exposição de verão do Costume Institute, braço do museu criado por Diana Vreeland dedicado à moda. (a expo desse ano é Model as a Muse. Veja na barra ao lado).

Por essas e outras é que nos últimos anos, casas de leilão se transformaram no ultimate shopping space para as fashionistas. Sobre isso eu escrevi uma matéria para a Vogue de maio – leia e atualize seu closet.

Entre as minhas fontes está Abigail K. Rutherford, 27 anos, formada em História da Arte e com flerte, sem compromisso, em pós em Moda. Desde 2006 ela toca a área de Vintage Couture e Acessories da casa de leilão Leslie Hindman, uma das poucas nos Estados Unidos a focar muito em moda. Leslie Hindman se dedica principalmente aos estilistas norte-americanos – Roy Halston, James Galanos, Norman Norell. O que não significa excluir todos os outros estilistas do planeta moda.

A função de Abigail é encontrar esses tesouros perdidos nos armários de socialites Estados Unidos afora. Numa cidadezinha do Michigan, Abigail encontrou Paul Poiret e Irmãs Callot, ambos gigantes da era pré-Chanel. "Ninguém imagina existir um acervo tão cosmopolita num lugar tão remoto, mas essa senhora viajava todo ano para Paris para refazer o guarda-roupa", conta Abigail.

No que investir? O que avaliar? Como usar? O que reformar? Essas e outras perguntas Abigail responde aqui:

1) Para começar, descubra seu estilo relacionando-o a uma década. Ajuda a refinar a busca quando você sai às compras num brechó, numa casa de leilão, na internet. Por exemplo, uma garota mais feminina deve se interessar mais pelos 1950s; uma garota mais edgy, mais punk, vai atrás dos 1980s e 1990s; para uma garota boho, obviamente os 1970s fazem muito mais sentido.

2) A partir da década, relacione os estilistas. Se você é mais avant-garde, a moda futurista de Thierry Mugler deve servir como uma luva. Se você é mais clássica, a feminilidade refinada de Balenciaga é perfeita.

3) Encontre uma ótima lavanderia e costureira, ambas especializadas em peças mais antigas. Eu vi peças maravilhosas serem destruídas por maus cuidados na limpeza e no conserto. (nota da Sissi: em São Paulo, lavei meus Dener na lavanderia Sampaio, tel. 3782 4974, na Raposo Taavares).

4) Agora que você está pronta para comprar, é importante encontrar um lugar confiável. É costurar uma etiqueta original numa peça falsa e por isso você deve tomar cuidado ao comprar em lugares como eBay. Sempre recomendo comprar em casas de leilão – é como uma loja, só que sem o mark-up! Leilões são um comércio justo e o preço costuma ser mais próximo daquele do atacado. (nota da Sissi: no eBay, uma loja confiável é a Ricky's Exceptional Treasures. No Brasil, o e-closet traz peças selecionadas entre as amigas-margaridinhas de Giovanna Lemes Motta.)

5) Não se fie à numeração das peças. O tamanho era muito diferente – por exemplo, o 10 equivale hoje ao 4/6 (= 38/40). Se não há como provar a peça, solicite as medidas-chave.

6) Inspecione cada item por dentro e por fora. Tedemos a nos esquecer que as peças vintage foram usadas e têm manchas, buracos de traça ou marcas causadas por armazenação incorreta.

7) Trocar zíperes, subir barras, realinhar uma peça não são consertos complicados e têm um impacto final no preço.

8) Não enlouqueça e use muito vintage. Vai parecer que você está usando um figurino para um filme.

9) Não despreze o maravilhoso mundo do armário da mãe e da avó. Eu mesma encontrei muitos dos meus acessórios favoritos nesses baús da família.

10) Se não serviu, mas você ama a peça de paixão, compre um manequim e exiba o modelito. Moda é uma forma de arte que mostramos no corpo – por que não mostrá-la em casa?

Stella Tennant de Helmut Lang, à esquerda.

Katie Lee Joel, de Alfred Bosan.

Dasha Zhukova, de Prada.

Amber Valletta, de James Galanos.

Marisa Tomei, de Adrian.

O melhor look vintage: Natalia Vodianova, de Fortuny.

E o pior erro (ver item 8): Cheryl Tiegs de vintage dos pés a minaudière (vestido Norman Norell, joias Neil Lane e Judith Leiber minaudière). As peças são lindas, mas juntas fazem parecer que ela não tem um armário, mas um museu.























13 comentários:

Clarisse disse...

Uma dica pra quem é do Rio comprar vintages maravilhosos sem nada que lembre mofo e traças, a Eu Amo.
Tem site:
http://euamovintage.com.br/
Fica em Santa Teresa, eu vou sempre que posso e nunca me arrependo.
beijinhos

João Batista Jr. disse...

Ótimo post!!!
Sou seu fã.
Beijos, João

Moda Trash disse...

O bom é que o preço do vintage fica um pouco mais perto de um ser humano comum. Ou estou errada?
bjokasss

Achados de Decoração disse...

Simone, achei que vc iria gostar de saber: mais um blog de street style francês que promete! Vc já viu? www.nast-magazine.fr. beijos

Flor de Bela Alma disse...

Oi linda, respondi seu e-mail, não sei se viu...adorei esse post, porque acabei de ganhar uma túnica Pucci vintage de uma tia, só que ela está com uma mancha e vou tentar dar um jeito. Beijo carinhoso e o café com bolo nos espera: Bia

andreza felix disse...

sissi,
um dos posts mais legais que ja li aqui no cest.
nem sei se um dia vou chegar a usar couture mas assim, vintage, que sabe, nao?
bjos

NaT disse...

Amei as dicas, para comprar com mais responsabilidade!

joh disse...

na minha cidade não deve ter brechós legais ha-ha, mas ok.

Marília disse...

ai, delícia de post!
amo vintage e ceeeerteeeeza , explorei muito armario de mamis e vovis, enontrei verdadeiros tesouros, principalmente em acessórios e alguns achados como esse vestido:
http://marilialevy.blogspot.com/2008/11/vintage-rules.html

BEIJO GRANDE!

Anônimo disse...

EuAmoVintage é uma das melhores aqui no Rio, mais se andar bastante pelas ruas da Lapa dá para encontrar muitos lugares bem escondidinhos, e com muito vintage!!

Unknown disse...

Em Santos tem um brechó ótimo, com peças vintage, todas de boa qualidade e por um preço super acessivel, fica no canal 2 na Carlos Gomes. Eu mesma comprei um blazer xadres lá essa semana lindo !

agemda disse...

Tem no Rio um brechó novo e com vintages incriveis,o ViVa Retro! entre Ipanema e Copacabana,é pequenininho mas tem peças otimas,super bem cuidadas,comprei varios !!!!!!!!!!!!!!!

Roberta Carlucci disse...

Ótimas informações, vou defninitivamente recomendar este post para minhas clientes!
Obrigada pelas dicas!
Beijos