- Marc Jacobs, NY
- Duro Olowu, Londres
- Missoni, Milão
- Lanvin, Paris
- Dries Van Noten, Paris
- Loewe, Paris
- Sonia Rykiel, Paris
Numa temporada bem morna, achei que a melhor idéia de todas - a mais emocionante - foi a de top estilistas criarem interpretações de staples de Sonia Rykiel - 40 anos de moda - e os looks entrarem depois da coleção aniversariante da estilista francesa na passarela.
Não resisti e tive que criar uma votação. Não acho apenas que a homenagem foi bacana, mas que ela resultou em roupas lindas. O melhor é que não é só uma aula de história da moda de Rykiel. É mais do que isso e essa é a parte que mais me toca: as roupas criadas pelos estilistas falam muito mais sobre eles mesmos do que de Rykiel.
Isso me lembrou uma conversa com minha amiga Sasá, sobre uma aula que ela teve no doutorado da USP. O professor disse que as críticas feitas da obra de Machado de Assis falam muito menos do Machado e muito mais de quem/quando escreveu.
Ninguém pode dominar o que o outro pensa, ter a arrogância de presumir que sabe o que vai na cabeça do outro. O máximo que oferecemos é nossa visão sobre o outro.
Como o mundo não começou a filosofar hoje, mas tresantontem, aqui vai o que diz Xenófanes, filósofo pré-socrático, sobre como representamos o mundo a partir de nós mesmos.
"mas se mãos tivessem os bois e os cavalos e os leões e pudessem com as mãos criar obras como os homens, semelhantes aos cavalos o cavalo representaria os deuses, e o boi semelhante aos bois, e lhs dariam corpos como os que eles mesmos têm." (Clemente de Alexandria, Tapeçarias, V, 110).
Sacou?
Dito isso, acredito que o exercício mais bacana é desvendar o que as interpretações de Sonia Rykiel dizem sobre os estilistas que as criaram.
(votação com opção múltipla porque tem muita coisa boa aqui - não sei que critério vocês vão usar: é usável? se parece com algo que Sonia criaria? É incrível ver o Sr. Discrição, Tomas Maier, fazer de Sonia um pretinho básico. Ou Roberto Cavalli transformar em zebra as listras bicolores que são marca registrada da estilista francesa. E eu adoro as versões de Castelbajac, Gaultier e Margiela. Viva o bom humor!)

por Alessandra Facchinetti, Valentino

por Ann Demeulemeester

por Giorgio Armani

por Roberto Cavalli

por Donna Karan
por Diane von Furstenberg

por Haider Ackermann

por Jean Paul Gaultier

por Karl Lagerfeld, Chanel

por Christian Lacroix

por Maison Martin Margiela

por Martine Sitbon

por Missoni

por Riccardo Tisci, Givenchy

por Rodarte

por Sofia Kokosalaki

por Stella McCartney

por Véronique Leroy

por Vivienne Westwood

por Yohji Yamamoto

por Alber Elbaz, Lanvin

por Bernhard Wilhelm

por Jeremy Scott

por Matthew Williamson

por Michael Kors

por Narciso Rodriguez

por Olivier Theyskens, Nina Ricci

por Ralph Lauren

por Tomas Maier, Bottega Veneta

por Jean-Charles Castelbajac
3 comentários:
Muito legal!
Que bom que dá pra votar em mais de um!!!
Também fiquei super na dúvida!!!
beijo.
Já votei!
Postar um comentário