domingo, 5 de julho de 2009

Bill Brandt (1904 - 1983)

Considerado um dos mestres da fotografia do século 20, Bill Brandt serviu de inspiração para Christopher Bailey no inverno da Burberry.

Estou enlouquecida com os nus surreais, que criam proporções inacreditáveis do corpo feminino. É feliz o título que ele dá à série, Perspectives of Nudes, quando temos imagens distorcidas de nós mesmas.

A beleza não tem o menor compromisso com a perfeição _para olhos bem abertos.

"O trabalho do fotógrafo, nascido em Hamburgo, Alemanha, é um documento variado e vivo do Reino Unido, com imagens que vão do realismo cru e simples, passando pelo 'comentário' social, até chegar ao surrealismo e à abstração pura.

Em 1929, Brandt se mudou para Paris e trabalhou por três meses com Man Ray. Dois anos mais tarde se estabeleceu na Inglaterra, começou a documentar o estilo local de viver. Durante a WWII, ele trabalhou como fotógrafo oficial do governo, focando no sofrimentos dos londrinos diante do bombardeio alemão.

Nos 1930s e 1940s, o surgimento de revistas de fotografia como Picture Post e Lilliput permitiu que Brandt produzisse ensaios inovadores, entre eles as imagens das minas de carvão do norte do país. Na mesma época, começou a publicar livros: o primeiro é The English at Home, de 1936. A investigação da noite na cidade é outra das suas forças na época _ cenas que sempre acabam num quarto qualquer.

Com o fim da WWII, o interesse se desviou da reportagem para as paisagens e para os retratos. A partir de 1945, Brandt passou a se concentrar em nus femininos _ a série Perspective of Nudes _, clicados com lentes grandes-angulares em close up para criar a distorção surreal. O contraste, com poucas nuances, entre o preto e o branco também é uma das marcas registradas que influenciou as gerações seguintes de fotógrafos."




1934




1948




1949




1951




1953




1953




1954





1957





1959




1966

(infos e imagens são cortesia do V&A, que organizou em 2004 uma retrô em homenagem aos 100 anos de nascimento do fotógrafo, e do site oficial do fotógrafo)

3 comentários:

Moda Trash disse...

Belíssimas fotos!
bjkassssss

Márcia Mesquita disse...

lindo!

Laura Artigas disse...

Oi Simone! O ângulo lembra as pinturas da tarsila do amaral.