sexta-feira, 23 de maio de 2008

QUESTIONÁRIO PROUST com Camila Cutolo



Camila Cutolo, estilista, 31 anos: Maria Garcia no line-up do SPFW.

Na próxima edição do SPFW, de 17 a 23 de junho, Camila Cutolo deve aparecer no fim da passarela com um figurino “despretensioso”. Converse, que Camila acha a melhor invenção de moda de todos os tempos, é uma certeza (do lado oposto, a pior invenção e moda são as alças de silicone). Mmmmm... a não ser que no dia do desfile de estréia da Maria Garcia na semana de moda de São Paulo – marca irmã da Huis Clos que a estilista toca desde 2001 – ela decida pisar baixo com botas sem salto, coisa que prefere a sapatilhas & afins. Ela também prefere cores a estampas. E, se pudesse inventar algo que não fosse moda, queria finalmente tirar do mundo das idéias a máquina do tempo – fetiche de muita, muita gente. Para um jantar dos sonhos na sua casa, convidaria Robert Smith, Morrissey, Lou Reed, Javier Bardem, Paul Smith e “TODOS os meus amigos que eu não dou conta de celebrities sem eles”. Num truque de último segundo para salvar um look do tédio, recorreria a acessórios: óculos, colar, cachecol e o sapato certo. “Este item exige mais do que alguns segundos para acertar”, diz. Mas se tem um sapato sempre certo, indulgência de moda pura, são as pirate boots da Vivienne Westwood – a compra mais idolatrada do seu closet. Mesmo assim, se na próxima vida Camila puder escolher como que roupa ou acessório ela quer reencarnar, não seriam as pirate boots. Ela quer voltar como um par de óculos. “Eles passam por inúmeras experiências porque todo mundo perde óculos – portanto você muda de vida na mesma vida. E, se não perde, dá ou vende, mas ninguém joga fora.” À beira de um ataque de nervos a menos de um mês do desfile, Camila respondeu para mim o questionário Proust. “Agora que eu já respondi tudo, vou pedir alta da análise”, brinca. Sobre a coleção, ela não fala. Mas quem conhece a moda Maria Garcia – fofa, cheia de sacadas de produção, bons tecidos e releitura 2008 dos clássicos cinqüentinha – não deve se desapontar.

Qual é o seu estado de espírito no momento?
Tenso e cansado.
Qual o seu maior medo?
Solidão.
Qual a característica que você mais odeia em você mesma?
Timidez.
Qual a característica que você mais odeia nos outros?
Ignorância.
Que pessoa viva você mais admira?
São muitas.
Que pessoa viva você mais despreza?
Bush.
Quando você mente?
Quando não faz mal a ninguém.
O que ou quem é o maior amor da sua vida?
Minhas gatas.
Em que momento da sua vida você foi feliz?
Sempre fui feliz – às vezes mais, às vezes menos.
Que talento você mais gostaria de ter?
Tocar baixo.
Se você pudesse mudar uma coisa sobre você, o que seria?
Pediria um plus de coragem.
O que você considera sua maior conquista?
Meu trabalho.
Se você morresse e pudesse voltar como uma pessoa, o que seria?
Voltaria eu mesma, ganhadora de loteria aos trinta anos.
Qual a sua ocupação favorita?
Pesquisar música.
Quem são seus escritores favoritos?
Não tenho escritor favorito, tenho um livro favorito: Amor nos Tempos do Cólera, do Gabriel Garcia Márquez.
Quem é seu herói na ficção?
Snoopy.
Quem são seus heróis na vida real?
A vodka e o energético.
Qual o seu maior remorso?
Não ter até hoje me juntado a uma entidade de proteção aos animais.
Como você gostaria de morrer?
Não queria morrer nunca, mas se eu não conseguir que seja dançando.
Qual o seu lema?
Ser feliz e leve e espalhar isso para todos que me cercam.

Nenhum comentário: